Sistema Educacional

  • Profissionais com décadas de experiência.
  • Baseado nos trabalhos dos mais renomados pedagogos.
  • Visão holística de saúde no desenvolvimento.

Proposta Pedagógica

O Instituto Soleil segue uma metodologia que respeita as necessidades da comunidade em torno de nossas escolas. Analisamos os requerimentos e orientamos nossas profissionais de acordo, sempre customizando nosso tratamento e ensino para maior efetividade.

Criamos um espaço para desenvolvimento sensorial, motor e intelectual de nossas crianças, com especialistas em diversas áreas como psicopedagogia, nutrição e medicina, unindo-se para trazer um plano de cuidado com atenção que vai além do esperado para uma instituição educacional. Nós tratamos nossas crianças com respeito, cuidado, carinho e acima de tudo, enxergando seu potencial moldado pelas mais bem conceituadas técnicas de desenvolvimento infantil.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia conta presentemente com o processo de desenvolvimento satisfatório e preventiva que reflete e discute os projetos pedagógico-educacionais, os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional, melhorando qualitativamente os procedimentos em sala de aula, as avaliações, os planejamentos e oferecendo assessoramento aos professores, pais e alunos. (FAGALI ET AL, 1993).

Fundamentação Teórica - Aplicação Prática

Uma metodologia bem fundamentada é uma metodologia de qualidade. Nossa equipe de coordenação de ensino têm decadas de experiência, somando centenas de escolas geridas. Por isso, nossa equipe é capaz de utilizar os mais bem fundamentados conhecimentos pedagógicos de forma prática, se adaptando às necessidades dos alunos, da comunidade em torno da escola e aos sistemas públicos envolvidos. Nosso foco está em realizar o potencial dos alunos, expandindo suas capacidades.

Saúde Escolar

É fundamental a preocupação com vários aspectos da saúde dos alunos. Nós criamos um cardápio nutritivo especialmente focado na mielinização. Disponibilizamos vários especialistas médicos para acompanhar os alunos, e em caso de emergências, temos o seguro escolar.

Nutrição

O Instituto Soleil trata a nutrição nos primeiros 3 anos de vida com extrema seriedade. É nessa época onde os nutrientes ingeridos pela criança podem influenciar drasticamente sua inteligência e capacidade. Nós temos o acompanhamento especializado de nutricionistas, com grande cuidado para dar uma refeição nutritiva e de qualidade.

Mielinização

Um grande diferencial do Instituto Soleil, é a preocupação com a Mielinização dos neurônios de nossas crianças. Mielinização é o processo de formação de uma bainha de gordura, conhecida como mielina, em volta do axônio dos neurônios. Essa bainha tem como função proteger o axônio e acelerar a condução do impulso nervoso, consequentemente potencializa diversas capacidades da criança, uma vantagem que ela levará por toda a vida.

Especialistas

Temos especialistas que dão suporte e tratam diretamente de nossas crianças, como dentista, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e nutricionista.

Seguro escolar

Nossas crianças têm seguro saúde. Isso quer dizer que, em eventuais ocorridos, temos toda uma rede de especialistas comprometidos a assegurar a saúde e segurança de todas as crianças sob nossos cuidados.

Extra Curricular

Acreditamos que todas as crianças têm direito ao ensino de qualidade em diversas áreas, por isso temos atividades extra curriculares, como balé, judô e robótica.

Robótica

As oficinas de Introdução à Robótica direcionam-se aos alunos da terceira fase da maternal, com intuito de fomentar o raciocínio lógico de forma lúdica e interativa.

Na década de 70, o criador da Robótica Educacional, Seymour Papert publicou, na revista Educational Technology, seu primeiro artigo sobre a linguagem de programação LOGO: Twenty Things to Do with a Computer”.

Assim, descreveu como as crianças poderiam programar computadores para controlar robôs, compor músicas, criar jogos, fazer desenhos etc. Na década de 60, Papert trabalhou numa linguagem acessível às crianças, a linguagem LOGO.

Em 1980 Papert e seu mentor, Jean Piaget, argumentaram que a mídia eletrônica daria origem a novas formas de pensar. As crianças criariam seus próprios objetos que integrariam o mecânico com o eletrônico, ou seja, o que Papert chamou de Construcionismo. A criação de seus próprios objetos mecânicos/eletrônicos traduzem experiência como aprendem novos conceitos de espaço, tempo e causalidade.

Balé

O balé clássico é uma atividade física e artística que além de servir como base para as mais diversas danças, propicia a conscientização corporal, melhora na coordenação motora, ritmo, flexibilidade e boa postura.

O curso é voltado para as meninas da 2ª e 3ª fase e desperta o gosto pela dança e pela própria expressão a partir do próprio corpo.

As aulas acontecem a partir de atividades lúdicas, onde a criança tem seu primeiro contato com a técnica clássica e noções de uma postura correta. O curso auxilia no desenvolvimento das capacidades e habilidades da criança como um todo, levando em conta seu mundo imaginário e suas fantasias.

Será disponibilizada uma Professora de Ballet semanalmente, para enriquecer as atividades das crianças, sendo disponibilizado um horário uma vez por semana para atender as meninas da 2ª e 3ª fase, intercalando grupos.

Judô

Com a prática de judô o aluno desenvolve sua concentração, disciplina, educação e limites, aliado ao trabalho de tonificação muscular, equilíbrio, alongamento e coordenação motora. Uma filosofia que não separa o corpo da mente, que vê o ser humano como um todo.

O judô é um instrumento eficaz para auxílio no desenvolvimento motor, mental e emocional durante a infância, com uma didática lúdica e recreativa.

Será disponibilizada uma Professora de Judô semanalmente, para enriquecer as atividades das crianças, sendo disponibilizado um horário uma vez por semana para atender os meninos da 2ª e 3ª fase, intercalando grupos.

Nossa cobertura varia por escola. Nos adaptamos à realidade de cada município, conquistando a melhor qualidade possível com os recursos fornecidos.